sábado, 14 de janeiro de 2012

Tipos de motocicletas


O número de motocicletas no país está aumentando, a cada ano vemos um salto no percentual de comercialização do produto em todo o País, isso ocorre talvez pela necessidade de se gastar menos na aquisição de um transporte pessoal, pela economia na hora de abastecer, pela mobilidade frente a este trânsito cada vez mais congestionado de nossas cidades e até mesmo como um segundo meio de transporte.

Existem vários tipos de motos, estilos, potências e utilidades, desde as mais simples que gastam quase nada de combustível e não necessitam fazer marcha, basta acelerar, ou aquelas muito potentes e velozes.

Elas chamam a atenção por ocupar pouco espaço, oferecer uma possibilidade de locomoção mais rápida e o cinema tratou de torná-las populares, como por exemplo as charmosas Vespas dos filmes italianos,  as consagradas Harley Davidson,  sonho de consumo de qualquer aficionado por motos, até as japonesas Ninjas. Seja como for às motocicletas estão em alta e cada vez mais sofisticadas.

Podemos classifica-las por estilos e tipos:

Ciclomotores - As que possuem cilindradas inferior a 50 cc (capazes de chegar até 50 Km/h);
Custom - São motos estradeiras, com modelos das motos americanas dos anos 50 e 60, não priorizam a velocidade e sim o conforto. A altura do banco é baixa, pedaleiras são avançadas, o piloto fica recostado para trás com os pés para a frente. A maioria das peças é cromada copiando o design das motos antigas. Geralmente possuem alforjes em couro ( malas para levar bagagem).
Dual PurposeSão geralmente acima de 800cc com estilo de pilotagem bem confortável, parecida com uma street, naked e off-road. 
EsportivasPossuem design e mecânica diferenciados. Seus motores geralmente possuem mais de 600 cc, permitindo assim maior aceleração, podem alcançar velocidade superior a 300 Km/h, geralmente possuem discos de freio duplos, quadros em materiais leves, design esportivo, avanços com posição de pilotagem baixa, escapes com ruído esportivo, carenagem para reduzir a resistência com o ar e pneus largos visando um bom contato com o solo.
HopperDerivam das custom mas apresentam diferença no tanque que é alto na frente e baixo atrás, formando uma linha com o eixo da roda traseira. O garfo da frente tem um ângulo e comprimento maior que nas custom deixando a distância entre eixos bem grande. A maioria não tem amortecedor traseiro e normalmente possui motor Harley Davidson. Nesse estilo de moto se retira tudo que não é necessário como banco garupa, alforges ou paralamas dianteiros.
MotociclosAs que possuem cilindradas superior a 50 cc (capazes de ultrapassar 50 Km/h);
Motard ou Supermotard  - Moto trail com ciclística esportiva, rodas/aros mais largos de 17/18 polegadas e pneus esportivos que lhes dão maleabilidade e estabilidade.
Motoneta, Lambreta, Scooter ou Vespa - O condutor condiciona suas pernas para a frente de seu tronco, normalmente possuem câmbio automático.
Naked / Street - Apresentam bom desempenho em relação ao motor e conjunto mecânico. Permitem uma pilotagem menos “deitado”, melhorando o conforto para condução em vias urbanas, seu guidão é mais alto do que nas esportivas e não possuem carenagem. Não apresenta proteção contra o vento. 

A primeira motocicleta de que se tem notícia, uma Daimler-Maybach fabricada em 1885.







             

Nenhum comentário:

Postar um comentário