O número de motocicletas no país está aumentando, a cada ano vemos
um salto no percentual de comercialização do produto em todo o País, isso
ocorre talvez pela necessidade de se gastar menos na aquisição de um transporte
pessoal, pela economia na hora de abastecer, pela mobilidade frente
a este trânsito cada vez mais congestionado de nossas cidades e até mesmo como
um segundo meio de transporte.
Existem vários tipos de motos, estilos, potências e utilidades,
desde as mais simples que gastam quase nada de combustível e não
necessitam fazer marcha, basta acelerar, ou aquelas muito potentes e velozes.
Elas chamam a atenção por ocupar pouco espaço, oferecer uma
possibilidade de locomoção mais rápida e o cinema tratou de torná-las
populares, como por exemplo as charmosas Vespas dos filmes italianos, as
consagradas Harley Davidson, sonho de consumo de qualquer aficionado
por motos, até as japonesas Ninjas. Seja como for às motocicletas estão em alta
e cada vez mais sofisticadas.
Podemos classifica-las por estilos e tipos:
Ciclomotores - As que
possuem cilindradas inferior a 50 cc (capazes de chegar até 50 Km/h );
Custom - São motos
estradeiras, com modelos das motos americanas dos anos 50 e 60, não priorizam a
velocidade e sim o conforto. A altura do banco é baixa, pedaleiras são
avançadas, o piloto fica recostado para trás com os pés para a frente. A maioria
das peças é cromada copiando o design das motos antigas. Geralmente possuem
alforjes em couro ( malas para levar bagagem).
Dual
Purpose - São geralmente acima de 800cc com estilo de pilotagem bem
confortável, parecida com uma street, naked e off-road.
Esportivas
- Possuem design e
mecânica diferenciados. Seus motores geralmente possuem mais de 600 cc,
permitindo assim maior aceleração, podem alcançar velocidade superior a 300 Km/h , geralmente
possuem discos de freio duplos, quadros em materiais leves, design
esportivo, avanços com posição de pilotagem baixa, escapes com ruído esportivo,
carenagem para reduzir a resistência com o ar e pneus largos visando um bom
contato com o solo.
Hopper
- Derivam das custom mas apresentam
diferença no tanque que é alto na frente e baixo atrás, formando uma linha com
o eixo da roda traseira. O garfo da frente tem um ângulo e comprimento maior
que nas custom deixando a distância entre eixos bem grande. A maioria não
tem amortecedor traseiro e normalmente possui motor Harley Davidson. Nesse
estilo de moto se retira tudo que não é necessário como banco garupa, alforges
ou paralamas dianteiros.
Motociclos
- As que possuem cilindradas superior a
50 cc (capazes de ultrapassar 50
Km/h );
Motard ou Supermotard - Moto
trail com ciclística esportiva, rodas/aros mais largos de 17/18 polegadas e
pneus esportivos que lhes dão maleabilidade e estabilidade.
Motoneta, Lambreta, Scooter ou
Vespa - O condutor condiciona suas pernas
para a frente de seu tronco, normalmente possuem câmbio automático.
Naked / Street - Apresentam bom
desempenho em relação ao motor e conjunto mecânico. Permitem uma pilotagem
menos “deitado”, melhorando o conforto para condução em vias urbanas, seu
guidão é mais alto do que nas esportivas e não possuem carenagem. Não
apresenta proteção contra o vento.
A primeira motocicleta de que se tem notícia, uma Daimler-Maybach fabricada em 1885.

Nenhum comentário:
Postar um comentário