sábado, 27 de novembro de 2010

Pára-raios

Os pára-raios foram inventados por Benjamim Franklin no século XVIII através da aplicação do chamado poder das pontas.

A incidência de raios pode gerar efeitos catastróficos, por isso o uso do pára-raios é essencial para a proteção da vida e da propriedade.

Esse dispositivo é constituído de uma ou várias pontas metálicas, que são colocados no ponto mais elevado do local a ser protegido, quando então é ligado a um fio condutor (metálico grosso) que é ligado, geralmente, a uma placa enterrada no solo.

Quando uma nuvem eletrizada passa sobre o local onde está o pára-raios, o campo elétrico entre a nuvem e a Terra torna-se intenso nas proximidades de suas pontas. O ar em volta se ioniza tornando-se condutor e fazendo a descarga elétrica ocorrer.

A carga elétrica recebida pelo pára-raios nesse processo é transferida para Terra sem causar danos, protegendo uma distância de aproximadamente o dobro de sua altura.

O Brasil é considerado o campeão na incidência de raios e estima-se que nos próximos 25 anos ocorra um crescimento de 30%, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário