quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Além da atmosfera

Esta semana solicitei aos meus alunos de física do terceiro ano, em decorrência do ano internacional de astronomia, que fizessem uma pesquisa sobre alguns assuntos interessantes que pouco preocupam nossas cabeças devido a correria do dia-a-dia mas que certamente ira nos preocupar em breve.
Sabemos que em volta da terra existem uma grande quantidade de lixo espacial são pedaços de metais, parafusos, satélites que já não funcionam entre outras coisas.
É sabido também que estes objetos podem cair na terra e certamente podem ocasionar acidentes graves, dado tamanho do objeto e a velocidade do impacto com o solo, pelo que sabemos os que se tem registro cairam sobre o mar ou áreas desertas.
Outro assunto que julguei pertinente foi sobre os progressos com relação as tecnologias de pesquisas e a vida fora da terra através da estação espacial internacional (ISS) que proporcionará um grande crescimento científico inclusive para o Brasil que é um dos colaboradores do projeto.
Por fim, um terceiro tema a ser estudado é sobre as erupções solares (ventos solares) que estão aí e como realidade podem afetar seriamente a vida na terra.
Tratar desses assuntos e estudar um pouco sobre os mesmos é uma forma de despertar a curiosidade dos alunos e também incentivar a pesquisa.
Como dizia Albert Einstein "A curiosidade é mais importante do que o conhecimento."
O papel do educador vai além da aplicação simples dos conteúdos, isso todos os meus valorosos colegas já sabem, contudo precisamos instigá-los de tal forma que sintam a necessidade constante da busca do conhecimento, motivada pelo incentivo a curiosidade, a busca, a experiência e a pesquisa.
O futuro espera e precisa de pessoas atuantes, sujeitos atuantes que não tem medo de perguntar, de dar sua opinião e principalmente de perguntar. Pessoas que não fiquem comodamente em cima do muro, que tomem partido e que defendam seus interesses através do diálogo e da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário