
O aparelho de microondas, usado nas cozinhas, tem esse nome devido ao seu funcionamento, pois são baseados nessa freqüência do espectro eletromagnético.
O forno de microondas é utilizado para cozinhar e aquecer os alimentos. Isso ocorre porque suas microondas são absorvidas pelas moléculas da água existentes nas substâncias.
Essa absorção provoca aumento de agitação nas moléculas, causando, então, elevação da temperatura e consequentemente seu cozimento.
Os recipientes de vidro, cerâmica e outros materiais, onde os alimentos estão contidos não absorvem essas microondas, mas, dependendo do material, podem aquecer, refletir ou ainda gerar combustão.
Devemos estar atentos ao lidar com o aparelho, principalmente as crianças, que devem evitar operar o forno, ou fazê-lo com a presença de um adulto.
Existe uma técnica em química analítica em que incidimos radiações em diversos comprimentos de onda e quando a molécula do analíto desconhecido vibra, o aparelho busca numa biblioteca interna, a que molecula pertence aquela vibração característica daquele comprimento de onda, chamamos de técnicas espectrométricas. No microondas ajustou-se justamente comprimentos de ondas que são capazes de fazer vibrar moléculas de água e como toda vibração realiza trabalho, esse trabalho é então dissipado na forma de calor, que provoca por conseguinte aquecimento dos alimentos!!! As radiações são incrivelmente fascinantes...podemos usá-las tanto para o bem quanto para mal...acho que é por isso que gosto tanto da química, porque tanto quanto os humanos ela tb tem uma digamos, dupla face!!! rs
ResponderExcluirÈ de fato interessante o quanto podemos utilizar das técnicas e do conhecimento para o melhoramento da vida do homem.
ResponderExcluirAgradeço a contribuição.
Não percebi direito acerca do funcionamento do microondas, o espectro de Microondas. Peço esclarecimento
ResponderExcluir