quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

AUSCHWITZ





Na tarde de sábado do dia 27 de janeiro de 1945 (65 anos), oito mil prisioneiros em situação deplorável foram libertados do maior campo de extermínio nazista, pelas tropas sociéticas, o campo de Auschwitz(Polônia), onde foram vitimados pelo menos um milhão de pessoas.
Segundo estimativas durante as atividades do campo chegaram a ser eliminados cerca de seis mil pessoas por dia, mas não só judeus, em menor escala também ciganos e outras grupos que não se encaixavam no ideal ariano.
Auschwitz-Birkenau foi criado em 1940, a 60 quilômetros da cidade de Cracóvia. Foi criado inicialmente como centro para prisioneiros políticos, mas em 1941, o complexo foi ampliado, onde foram instituidos pela SS (Schutzstaffel) as câmaras de gás ( Zyklon B) que em contato com o ar desenvolve gases que matam em questão de minutos.
Sabemos que os horrores nesse campo de concentração foram sem precedentes, onde as pessoas eram humilhadas, maltratadas, espancadas, trabalhavam até a morte, eram simplesmente assasinadas por um gesto, um olhar ou simplesmente por serem consideradas antepáticas pelos soldados nazistas, mas o pior era servirem de cobaias, principalmente as mulheres e as crianças, para experiências do médico da SS Dr. Mengele.
O ser humano é capaz de muitas coisas, as vezes boas e muitas vezes más, esse foi um triste exemplo, entre muitos outros do quão irracional pode ser o homem, neste caso além da irracionalidade ao deixar estravazar a pequenez do ser humano, sendo pior que o animal que mata apenas para se alimentar ou para se defender, pois a eles lhes causava prazer em poder determinar a vida ou a morte, a tortura e a desgraça de outro ser de sua espécie.
Esperamos que as pessoas boas e verdadeiramente humanas possam sempre se levantar e lutar contra a opressão, as injustiças e principalmente para que as pessoas sejam tratadas como pessoas, independente da cor de sua pele ou sua nacionalidade e que possamos, novamente, poder ser classificados como seres humanos.

O que é preciso para enchergarmos o que acorre a nossa volta!!!

domingo, 10 de janeiro de 2010

CREPÚSCULO !


O dia se foi, olho para trás e vejo o quanto à vida passou depressa, meus olhos estão distantes de tudo que já fiz e só restam lembranças, elas vagueiam pela mente em busca de realidades inexistentes.

Agora percebo, não mais voltarão, pois como a vida, o tempo não volta pra trás, só traz o futuro que é inserto e nesse presente que escrevo tudo é tão vago, o som da música que toca: o som do metal, das cordas e da melodia que me fazem refletir as coisas da vida e do quanto já passou!

Esta caminhada já não é tão segura e certa, pelo contrário, vagamos por estradas insertas, como a própria existência daqui a pouco, daqui alguns anos, quando a poeira do tempo apagar minhas pegadas, onde estarei então, senão morto e ausente das lembranças dos homens e a história terá passado, minha história terá passado! Sem que eu nem tivesse consciência do quanto ela era importante para mim e do que poderia ter sido para os outros!

O que fiz de certo ou errado, meus desejos, minhas angústias e meus propósitos terão sumido da face da terra, de uma mente alerta para a vida e por ação, então tudo terá passado. Como pude deixar passar simplesmente os dias e não fazer nada! Não ter visto o que era preciso fazer, e muitas vezes ter me preocupado com coisas sem importância que não serviram para nada, exceto para alimentar o ego e o apego pela matéria, as quais sequer terão um amanhã, quando tudo tiver terminado e tiver deixado essa vida!

Que prazer terei vivido, que prazer terei dado e o quanto terei contribuído significativamente na vida daqueles que me cercaram, minha família, meus amigos e meus amores, o que terei deixado de legado, talvez uma vida medíocre, distante, de uma alma mesquinha e ambiciosa ou talvez quem sabe de uma pessoa útil!

Gostaria de poder dizer que hoje foi um bom dia, que pude fazer tudo que quis e estar com as pessoas que amo que não marquei nada para amanhã, pois realizei hoje, estar livre dos compromissos do futuro, pois fiz no presente tudo o que era preciso e possível para viver plenamente.

Já é tarde, e o sol de põe! Olho para o horizonte e só vejo a escuridão chegar, percebo que o dia se foi e que as horas passaram sem que percebesse o que poderia ter feito, agora já passam as horas e só resta a incerteza do um amanhã.

Queria poder dizer o quanto respeito os que me rodeiam, pois possibilitaram o meu crescimento, do quanto amo meus familiares, meus amigos e do quanto me arrependo de não ter feito o meu melhor, pois sempre podemos ser melhores, mesmo quando achamos que estamos fazendo o melhor!

Acreditar na vida, no potencial de cada um é essencial para que possamos viver de fato, somos capazes de tudo! O homem é o que pensa ser! Mas não se deu conta disso, pena que não sabe viver esse momento que é o agora!

Nossa missão é maior que sonhamos ou que a mediocridade nos deixa ver, sejamos fortes! Ao clarear do dia! Pois tudo que há para fazer virá com as horas, não as deixe passar simplesmente, pois o amanhã é inserto.

Eu sou você, sou ele, sou aquele que passou e você não viu aquele que esteve ao teu lado e que tu não percebeste, então deixa de lado as viseiras que te isolam de tudo e olhe para além daquilo que teus olhos vêem, há muito mais ali para tu veres, para ser desvendado e para tornar o teu dia maior do que tu esperavas.

Não penses no que julga não poder fazer, mas no que pode e firma-te na promessa do criador, só assim terá feito o teu melhor sem limitações de tempo ou espaço, pois ao espírito tudo é possível, a vontade faz a sua verdade.

Como é bela a vida e a possibilidade de viver plenamente, sem preconceito ou limitações, fazendo do dia um momento único, são as horas que passam e também você! Seja mais que um simples mortal, afinal somos todos bem mais que isso...  SÊ PLENO E ETERNO!


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


Nesta sexta-feira (08) um dos maiores ícones da musica mundial ELVIS A. PRESLEY estaria completando seus 75 anos.
Elvis nasceu no dia 8 de janeiro de 1935 no estado americano do Mississipi e morreu em 16 de agosto de 1977 em Memphis no (Tennessee).
Era um menino comum, com uma infância e juventude iguais a de qualquer outro menino americano, apaixonado pela musica, decidiu gravar aos 19 anos um disco como presente de aniversário para sua mãe, marcando com isso o começo de sua carreira, mas foi sua primeira aparição na televisão, no programa de Ed Sullivan, que criou instantaneamente o mito.
Os jovens aderiram entusiasmados ao rock (que misturava estilos como o gospel e a música negra) causando escândalo na época pela maneira de dançar.
Elvis vendeu 1 bilhão de discos no mundo todo, uma marca até hoje não superada na indústria fonográfica. Só nos Estados Unidos, Elvis lançou 150 álbuns diferentes que chegaram aos discos de ouro, platina ou multiplatina, além de emplacar 18 sucessos no topo das paradas americanas.
No cinema, Elvis atuou em 31 longas-metragens, entre os quais se destacam "Prisioneiro do Rock" (1957) e "Balada Sangrenta" (1958).
Fez seu último show em 26 de junho de 1977 no Market Square Arena, em Indianápolis.
Veio a falecer no hospital por parada cardíaca após uma overdose de tranquilizantes e estimulantes.
Em seus 42 anos de vida bateu todos os recordes da indústria fonográfica, se tornou o rei do rock e a maior lenda da história da música, porém, nada disso o impediu de entrar no mundo das drogas e remédios, triste fim de um grande número de celebridades.
Elvis é pranteado em todas as partes do mundo e considerado um mito, mesmo apesar de morto ele continua a ser referência de vendagem de discos e outros produtos ligados ao seu nome, tornando-o uma das celebridades falecidas mais lucrativas da história.
Seus imensuráveis couvers, espalhados por todo o globo, estão hoje certamente em algum cantinho do planeta interpretando uma de suas músicas, reafirmando a uma platéia atenta e entusiasmada que
“ELVIS NÃO MORREU!”

Um pouco fora do peso !!!


Como eu já estava um bom tempo sem praticar exercícios e a vida sedentária estava me deixando meio “fora de forma” resolvi iniciar, essa semana, em uma academia próxima de casa.

Então precisei me disciplinar e observar alguns conceitos e procedimentos que desconhecia ou fazia errado.

SABEMOS

Qualquer atividade física consome calorias (energia), até mesmo o simples fato de estar dormindo, isso porque mesmo quando estamos parados, sem realizar movimentos, o nosso organismo desempenha diversas funções metabólicas que visam manter o corpo "vivo" (metabolismo basal); além disso, alguns músculos precisam estar levemente contraídos para manter a postura corporal (tônus muscular).

DESCOBRI

Ao aumentarmos a intensidade de um exercício queimamos mais calorias. O percentual de utilização de gorduras para o fornecimento da energia ao exercício é maior nas baixas intensidades de esforço, ficando em média 60% da energia utilizada, contra 35% de utilização nos exercícios de alta intensidade.

À medida que se aumenta a velocidade, queimam-se mais carboidratos e menos gordura. Mas, aumentando a velocidade, o consumo total de gordura é muito maior, veja o exemplo abaixo:

Uma pessoa de 70 kg anda por 30 minutos a 6 km/h, queima 160 calorias (60% de carboidratos e 40% de gordura). 160 x 40% = 64 cal de gordura queimada. A mesma pessoa corre 30 minutos a 9 km/h e queima 380 calorias (75% de carboidratos e 25% de gordura). 380 x 25% = 95 cal queimadas de gordura. Assim o gasto calórico e a gordura utilizada são maiores com maior intensidade.

Os exercícios de alta intensidade, além de metabolizarem mais calorias no total, utilizam mais calorias absolutas advindas da metabolização de gorduras.

Então:

Nas caminhadas - incluir subidas, aumentar a uma velocidade mais rápida ou areia fofa, etc., (aumentar a intensidade periodicamente para dar novos estímulos ao corpo).

Nas corridas - aumentar a velocidade ou alternar a velocidade que está acostumado (3minutos) com uma velocidade maior (2 minutos) alternadamente ou inclua subidas no percurso.

Na bicicleta ergométrica – aumente a carga; Ao pedalar na rua inclua subidas no percurso.

Enfim, tudo que ajude a aumentar a intensidade do exercício irá proporcionar uma maior queima calórica e de gordura.

SUOR E EMAGRECIMENTO

Muitas pessoas pensam que suor é sinônimo de emagrecimento, isso não é verdade. O suor nada mais é que a secreção das glândulas sudoríparas que se concentram nas axilas, mãos, pés, testa e dobras e é constituído de água (99%) e sais minerais (1%).

Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37ºC, o suor age como um mecanismo de refrigeração iniciando o processo de transpiração.

Para "queimar" aquelas gordurinhas, é preciso uma atividade física que provoque certo cansaço, mas sem sofrimento.

Quando a perda de líquido através da transpiração é muito intensa o indivíduo pode ficar desidratado, sofrer queda de pressão e até mesmo desmaiar.

OS ABDOMINAIS

A prática de exercícios abdominais não ajuda diretamente na perda da barriga. Os exercícios para “perder” a barriga (abdominais) não devem ser encarados como solução para se “queimar gorduras “ depositadas no abdômen.

Contudo, sua prática contribui na queima global de calorias que leva a redução da gordura, com a conseqüente diminuição da barriga.

Ao executar exercícios abdominais precisamos tomar alguns cuidados como:

 Não fazer o exercício com as pernas estendidas, para não forçar a coluna lombar, o que poderá causar uma lesão séria;

 Manter os seus pés livres! Não os prender para não correr o risco descrito anteriormente;

 Não colocar a mão na nuca para não forçar as articulações e músculos cervicais;

 Apenas uma pequena levantada da cabeça é suficiente para trabalhar os músculos;

Então percebemos o quanto fazermos de errado, às vezes, podendo ter mais problemas do que simplesmente se livrar daqueles pneuzinhos.

O GASTO DE ENERGIA

A ingestão calórica diária deve ser proporcional ao consumo caso contrário a pessoa ganha peso.

Algumas atividades físicas e gasto calórico (pessoa 70 KG):

 Caminhada...................................... 5,5 kcal/min
     De vagar ..................................... 240 kcal/h
     Rápido..........................................520 Kcal/h
 Corrida........................................... 15 kcal/min
 Subir escada............................... 1000 kcal/h
 Compra no Supermercado............ 270 kcal/h
 Cozinhar....................................... 168 kcal/h
 Lavar louça .................................... 60 kcal/h
 Limpeza de casa........................... 300 kcal/h
 Jogar vídeo game.......................... 108 kcal/h
 Beijar........................................... .... 8 Kcal/min
 Fazer amor ................................... 190 kcal/h
 Digitar............................................. 95 kcal/h
 Dormir ........................................... 60 kcal/h
 Estudar......................................... 120 kcal/h
 Falar ao telefone ............................ 85 kcal/h
 Escrever......................................... 15 kcal/h
 Ficar de pé .................................. 130 kcal/h
 Basquete........................................ 10 kcal/min
 Futebol............................................ 9 kcal/min
 Musculação..................................... 5 kcal/min
 Natação.......................................... 9 kcal/min
 Tênis............................................... 8 kcal/min
 Vôlei............................................... 6 kcal/min
 Ciclismo.......................................... 6 kcal/min

A quantidade de caloria por alimento poderá ser pesquisada em:
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI133562-EI1501,00.html

CONCLUSÃO

É preciso muita força de vontade para entrar em forma, além de um programa de treinamento e alimentação adequados para que tenhamos um real aproveitamento das atividades físicas e aquela satisfação à frente do espelho.

Até mais !!! Preciso de uns abdominais ...


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Correr ou andar ? Eis a questão!

Temos enfrentado dias muito quentes e somos freqüentemente surpreendidos com chuvas passageiras e cadê o guarda-chuva? Então o que devemos fazer para não ficar ensopados: andar simplesmente ou correr?

A maioria das pessoas, quase que por instinto saem correndo para chegar mais rápido a um determinado lugar e se livrar dos pingos indesejáveis, porém nem sempre essa é a melhor coisa a fazer.

Dependendo do tipo de chuva, ou seja, da maneira que está ocorrendo à precipitação, em linha reta ou inclinada, será fator determinante, é claro desconsiderando outras variáveis como velocidade do vento, etc. para o resultado final de nosso passeio.

Levando em consideração que a quantidade de chuva que cai não se altera, quando caminhamos ou corremos, a pessoa irá se molhar geralmente da mesma forma.

É claro que o tempo de exposição é outro fator que contribui para que a pessoa se molhe mais ou menos, contudo quando analisamos friamente essa questão, podemos perceber que depende muito da maneira com que a chuva está caindo.

Segundo o prof. Bassam Ferdinian, se a chuva estiver caindo perpendicular ao chão, não importa se a pessoa está parada, andando ou correndo, ela vai se molhar da mesma forma.

Mas se estiver caindo de forma inclinada, quando a pessoa corre ela se molha mais rapidamente.

“Se a pessoa correr, vai receber mais água porque a vazão é o resultado da área multiplicada pela velocidade. Quando se corre a velocidade relativa aumenta, então, a vazão de água aumenta e a pessoa se molha mais”.

A vazão é o volume de determinado (fluído) líquido que passa por uma determinada secção de um condutor por unidade de tempo, ou seja, é a rapidez com a qual o volume escoa.

         V = A.v                                 onde: V = vazão , A = área e v = velocidade

A unidade de medida de vazão é variada, geralmente como a área é medida em m2 e a velocidade de escoamento em m/s a vazão será calculada em m3/s.

Então, podemos concluir que a correria, nos dias de chuva, não diminui a quantidade de chuva que cairá sobre você, pelo contrário, como foi visto poderá contribuir ainda mais para um bom banho de chuva!!!


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010


O 13º signo !

O zodíaco, do grego (zodiakos - quer dizer conjunto de criaturas) é um conjunto de constelações ao longo da eclíptica (caminho aparente percorrido pelo sol durante o ano).

Os signos correspondem cada um à divisão de 30 graus do círculo zodiacal (360 /12 = 30), os quais receberam o nome da constelação conforme definição dos povos antigos na sua organização estelar.

O conceito de constelação começou a mudar quando foi criada a União Astronômica Internacional (1930), quando houve as delimitações das constelações, criando-se regiões na esfera celeste, dividindo-a em 88 regiões, com tamanhos variados e cortadas pela linha da eclíptica, passando a ser consideradas zodiacais. Surgindo então a 13ª constelação zodiacal o Ofiúco (serpente), onde o sol se encontra geralmente entre 30 de novembro a 17 de dezembro, entre escorpião e sagitário.

Com a criação do chamado Zodíaco perfeito e exato sobre a Eclíptica, feita através de uma análise profunda do curso do Sol zodiacal, observando-se que o Sol, no Zodíaco, percorre pequena parte do Escorpião e logo entra no Ofiúco, para depois ingressar em Sagitário.

Desta forma a incorporação de uma nova constelação foi introduzida no zodíaco, ficando a mesma com treze constelações, sendo elas: Aries, Taurus, Gemini, Cancer, Leo, Virgo, Libra, Scorpius, Sagittarius, Capricornus, Aquarius, Pisces e Ophiuchus (o homem que segura a serpente), sendo esta última a única que não consta como signo astrológico convencional.


domingo, 3 de janeiro de 2010


Eleições 2010 !!!

O eleitor brasileiro, no atacado, deseja um político ético, idôneo e honesto, porém, no varejo, deseja ter o seu picaretazinho, para resolver seus problemas e "quebrar seus galhos"!!
Clésio Oliveira- CE

sábado, 2 de janeiro de 2010

Ficção ou ciência !


Há muito se especula a possibilidade de seres humanos viajarem pelo espaço, visitar e colonizar outros planetas no sistema solar e até mesmo outras galáxias. Isso faria do homem um viajante do espaço, criando condições para novos estudos, desenvolvimento, equipamentos, descoberta de materiais, mineração e até mesmo turismo espacial.

Os filmes de ficção científica exploram essa possibilidade, mas o quanto isso é possível e quanto o homem já tem de conhecimento e tecnologia para realizar os sonhos de muitas pessoas. Creio que nossos cientistas já têm condições de realizar esses experimentos, contudo o elevado custo ainda é um dos principais entraves para esta importante exploração.

Abaixo transcrição da notícia publicada na internet, sobre a importante descoberta de um buraco na Lua, que somada a descoberta da existência de gelo e água nesse importante satélite, cria expectativas para vermos a ficção dar lugar a ciência e tecnologia:

Washington, 2 jan (EFE).- Os cientistas japoneses descobriram "uma tubulação de lava" na Lua, uma estrutura cilíndrica de 80 metros de profundidade, que poderia servir de alojamento para futuros colonos humanos, informou hoje a União Geofísica Americana (AGU, na sigla em inglês).

A revista da instituição, "Geophysical Research Letters", publicou o estudo coordenado por Junichi Haruyama, da agência espacial japonesa Jaxa, baseado em dados enviados pela cápsula Selene que orbita à Lua.

"Descobrimos um buraco vertical na Lua", assinalou a equipe internacional de astronautas liderada por Haruyama. "As tubulações de lava na Lua são lugares potencialmente importantes para uma futura base lunar, seja pela prospecção e pelo desenvolvimento, ou como um posto de escala para a prospecção além da Lua".

Os cientistas acreditam que o buraco é resultado de um colapso de lava ocorrido há bilhões de anos, quando a Lua era um lugar mais quente e com atividade vulcânica. Os cientistas calculam que a Lua tem mais de 4 bilhões de anos de idade.

As descobertas recentes de água e gelo na Lua indicam que os astronautas poderiam viajar ao satélite da Terra e permanecer ali por períodos mais prolongados.

Mas a montagem de uma base requer uma proteção contra a radiação e os meteoritos que chegam à superfície lunar que está desprovida de proteção atmosférica.

METEOROS


São corpos celestes, de diversas proporções, que estão no espaço em constante movimento e órbita e que de tempos em tempos passam próximos ao nosso planeta.

Muitas vezes foi cogitada a possibilidade da terra ser atingida por asteróide, meteoritos ou meteoros de grandes proporções, o que acarretaria uma tremenda catástrofe para o homem, contudo estudos e monitoramentos dão conta de que não existe, até o momento, nenhum corpo celeste que ofereça perigo a terra.

Embora existam inúmeros objetos em órbita que certamente podem vir a cair na terra, mas que não causariam maiores danos, exceto se atingirem alguém ou alguma zona habitada.

Só para lembrar o nosso planeta possui 2/3 de água, sendo com isso provável e comprovado que as quedas geralmente ocorrem no mar, quando este objeto ou corpo celeste não é totalmente desintegrado na entrada da atmosfera terrestre.

Alguns exemplos em caso de uma colisão dependendo do tipo de asteróide:

Tamanho do Asteróide:  menor de 10 metros
Frequência de impacto: 20 impactos por ano
Consequências: desintegração na atmosfera terrestre
Exemplos reais: "estrelas cadentes"

Tamanho do Asteróide: entre 10 e 100 metros
Frequência de impacto: 1 impacto entre 10 a 1000 anos
Consequências: destruição de uma cidade, formação de maremotos
Exemplos reais: 1803, na Sibéria a queda de um corpo rochoso de alguns metros causou a destruição de mil kilometros quadrados de floresta

Tamanho do Asteróide: entre 100 metros e 1 kilometro
Frequência de impacto: 1 impacto entre 5000 a 300 mil anos
Consequências: morte de 5 a 100 milhões de pessoas
Exemplos reais: cerca de 50 mil anos atrás, no Arizona, um corpo ferroso de cerca de 50 metros criou uma cratera de cerca de 2 Kilometros de diâmetro (Meteor Crater)

Tamanho do Asteróide: maior do que 5 kilometros
Frequência de impacto: 1 impacto entre 10 a 30 milhões de anos
Consequências: inverno nuclear e desaparecimento da humanidade
Exemplos reais: cerca de 65 milhões de anos atrás na peninsula de Chiexulub (México) um corpo de cerca de 20 kilometros causou a extinção dos dinossauros

Fonte: Observatório Nacional - Dra.Daniela Lazzaro

Como podemos ver não é bem assim, afinal a tecnologia tem se mostrado eficiente em monitorar estes corpos celestes possibilitando com isso ações que possam ser tomadas em caso de rota de colisão.